CAMINHONEIRO

O PARÁ

O ESTADO DO PARÁ

O Estado do Pará possui a segunda maior extensão territorial do Brasil, sua área é de 1247.950,003 km2, e em seus 143 municípios existem 7.588.078 habitantes. Cálculos preliminares indicam que a Rodovia Norte/Sul passaria por 1400 km dentro do território e o ponto de partida seria a cidade de Almeirim, no distrito de Monte Dourado, divisa com o Amapá.

MONTE DOURADO

Aqui vemos em detalhes onde possivelmente a rodovia Norte/Sul poderia passar e seguir em direção ao sul para a cidade de Almeirim, distante aproximadamente 75 km em linha reta e possivelmente uns 90 km considerando as curvas da rodovia.

ALMEIRIM

Almeirim é um município de 33.665 habitantes, servido apenas pela estrada de acesso a cidade do Laranjal do Jarí e pelo Rio Amazonas.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
Aqui temos o maior de todos os desafios de criação da rodovia Norte/Sul, a travessia do Rio Amazonas. Em qualquer local que se for projetar uma ponte, todos irão possuir entre 5 e 7 km de extensão, uma imensidão para atravessar esse gigante da natureza. Evidentemente que uma obra dessa magnitude não é tarefa fácil para nenhum Governo, seja Federal ou Estadual ou até mesmo uma parceria público privada, algo que seria improvável pela pouca densidade populacional da Amazônia. Nessas condições poderíamos até cogitar a possibilidade de nunca projetar uma rodovia de norte a sul do Brasil.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
É realmente um obstáculo imenso para a concretização do sonho de ligar o Brasil de norte a sul, mas quando reparamos pontes com a magnitude da Rio – Niterói com mais de 13 km de extensão, é que percebemos que a possibilidade técnica existe apenas a viabilidade econômica é o principal fator que impede tal feito. Algumas questões ecológicas também poderiam ser um entrave para a realização do projeto. Nessas condições propomos a utilização de balsas nesse trecho e esperar que um dia esse obstáculo seja vencido com uma ponte de acesso.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
          Não menos importante e também muito complexa, seria ligação entre as cidades de Almeirim e Altamira, este trecho de aproximadamente 180 km precisaria ser estudado com um nível de cautela elevado, considerando os impactos ambientais as pontes e os obstáculos naturais pelo caminho. Se observarmos atentamente nas proximidades de Altamira, já existe um trecho com cerca de 50 km em direção a Almeirim que já são utilizados para fins de lavoura, independente da existência ou não de rodovia, já é uma área que vive com os impactos decorrentes da exploração.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth

Analisando com cautela, podemos dizer que a rodovia só teria impacto dentro de aproximadamente 130 km. Ainda assim, cremos que se o Estado cuidar efetivamente do meio ambiente, a rodovia serviria como aliada na fiscalização e não como um incentivo a devastação. Hoje o nível de consciência e os meios de fiscalização são bem mais avançados que na época de construção da transamazônica por exemplo. Uma rodovia pavimentada permitiria um fluxo maior de veículos terrestre de guarda das riquezas naturais.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
ALTAMIRA

Altamira é o maior município do mundo, possui uma área de 159.533 km2 e uma população de 105.030 habitantes. Situado ás margens do Rio Xingu, a cidade recebe a BR 230 Rodovia Transamazônica.
Foto retirada do Site IBGE Cidades
Aqui vemos onde a rodovia norte sul possivelmente se integraria a Transamazônica na porção norte da cidade e seguiria no sentido leste.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
Vindo do norte, um trecho de aproximadamente 70 km na direção leste teria que ser percorrido pela Transamazônica fugindo da rota norte/sul, passando pelo Rio Xingu e depois em direção a cidade de Anapu, onde a rodovia voltaria a ter um traçado de sentido norte sul, com uma pequena inclinação leste oeste.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps

Em Belo Monte, encontramos o Rio Xingu, onde uma ponte de aproximadamente 400 metros teria que ser projetada. Ainda não dispomos das informações sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte para termos certeza se ela afetará o percurso da rodovia Transamazônica, dessa forma o traçado da rodovia e a construção da ponte obedecerá aos procedimentos da obra de Belo Monte, também não sabemos precisamente se uma ponte poderia ser projetada sobre a barragem, o certo é que independente de tais obstáculos, já existem balsas de acesso que permitem a trafegabilidade.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth

ANAPU
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
 133 km separam os municípios de Altamira e Anapu, cidade de 20.493 habitantes (IBGE 2010).
 Aqui as imagens de satélite estão completamente cobertas por nuvens. A rodovia passa pelo centro da cidade, mas com uma dimensão adequada que permite uma boa trafegabilidade.



 PACAJÁ
75 km ao sul fica a cidade de Pacajá, com 40.052 habitantes. Aqui a rodovia passa pelo centro da cidade, mas também com o planejamento adequado a isso com largura suficiente para o fluxo e vias laterais de acesso que permitem uma aparente segurança de tráfego. O Rio Pacajá corta o centro da cidade que está habitada dos dois lados.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
NOVO REPARTIMENTO

Novo Repartimento é uma cidade de 62.124 habitantes e fica a uma distância de 102 km de Pacajá. A cidade recebe as BRs 230 e 422 que liga até a cidade de Tucuruí.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps

Em Novo Repartimento o trajeto da BR 230 é confuso no centro da cidade, permitindo inclusive que um motorista que não conheça bem, siga pela BR 422 em direção a Tucuruí. Um estudo cauteloso de logística e plano diretor precisaria ser feito para definir o melhor traçado, aqui apontamos algumas possibilidades que poderia moldar um plano diretor mais correto e facilitar o fluxo pelas laterais da cidade, valorizando zonas periféricas.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth

ITUPIRANGA

Itupiranga é um município de 51.258 habitantes, distante 135 km de Novo Repartimento, próximo do Rio Tocantins. Itupiranga sofre um problema logístico grandioso, fica a uma distância de 5 km da sua principal via de acesso, a Rodovia Transamazônica.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
 Para a cidade de Itupiranga, propomos uma medida inicialmente dispendiosa, mas de uma importância grandiosa para beneficiar mais de 50 mil pessoas, a solução seria o desvio da BR 230 até a lateral oeste da cidade. 
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
A medida implicaria na construção de aproximadamente 20 km de rodovias e ainda acrescentaria por volta de 5 km ao trajeto da viagem, mas considerando a distância de Itupiranga, Novo Repartimento e Marabá é aconselhável que o motorista possa contar com mais esse ponto de apoio, isso sem contar no desenvolvimento que a cidade sofreria com a passagem da rodovia Norte/Sul.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth

MARABÁ
Cerca de 40 km separam as cidades de Itupiranga e Marabá aqui existe a necessidade de um estudo mais cauteloso de logística para a passagem da rodovia Norte/Sul.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
Marabá é um município de porte médio com uma população estimada de 233.462 (IBGE 2010). Cortado pela BR 230 (Transamazônica), e pela continuação da BR 222, é um emaranhado de rodovias estaduais (PA 268 e 150), Federais e a estrada de ferro de Carajás. Marabá também está no encontro de grandes rios como o Tocantins e Itacaiúnas. O desafio logístico nessa cidade precisa ser estudado com cautela. A BR 230 corta todo o centro da cidade, mas possui um tamanho adequado para tal feito, porém, sofre a interferência direta do fluxo de mais de 230 mil habitantes.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps

Quem vier da direção sul pela PA 150 e não conhecer bem o traçado corre o rico de seguir em direção a Belém, assim como quem vier do norte, corre o risco de seguir rumo ao Tocantins. Nessas condições sugerimos uma intervenção de aproximadamente 1 km no traçado da PA 150 que evitaria a possível “perca” de um motorista vindo do sul, a menos que ele realmente queira ir para Belém. Um sistema de preferência teria que ser implantado na BR 230 para direcionar o traçado na direção sul, evitando que um motorista vindo do norte siga para o Tocantins, a menos que seja essa a intenção da viagem.

ELDORADO DOS CARAJÁS

Em direção ao sul, a próxima cidade a 100 km de distância é Eldorado dos Carajás. Possui 31.745 habitantes (IBGE 2010). Localiza-se a uma latitude 06º06'15”sul e a uma longitude 49º21'19"oeste, estando a uma altitude de 140 metros.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps

A cidade possui um importante entroncamento (PA 257) que leva a cidade de Parauapebas com 153.942 habitantes (IBGE 2010) grande centro produtor de minério da Vale do Rio Doce. A rodovia PA 150 passa pela lateral oeste da cidade com espaçamento adequado para uma rodovia de grande porte. Aqui também não seria preciso muita interferência no plano diretor, devido à organização dos quadrantes da cidade.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
A foto abaixo mostra em detalhes a rótula do entroncamento na cidade de Eldorado dos Carajás.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth

SAPUCAIA
Seguindo em direção ao Sul por 106 km, a próxima cidade é Sapucaia, com 5.047 habitantes (IBGE 2010). O município não apresenta nenhum problema de passagem para da rodovia, uma vez que ele surgiu com o aparecimento dela e as construções ás suas margens possuem uma distância segura. O centro comercial da cidade situa-se na rodovia, porém com ruas auxiliares que permitem um tráfego razoavelmente seguro.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
XINGUARA

34 quilômetros ao sul encontra-se a cidade de Xinguara, cidade com 40.573 habitantes e que fica em um importante entroncamento das rodovias PA 150 e PA 279 sendo esta ultima a ligação para as cidades de Água azul do Norte (25.061), Ourilândia do Norte (27.564), Tucumã (33.651) e São Félix do Xingu (91.293 IBGE 2010).
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps

A foto abaixo mostra a cidade de Xinguara, que também não terá problemas com a passagem da rodovia, devido a sua localização na lateral da cidade e o espaçamento adequado para pistas com maior fluxo de veículos. O centro comercial da cidade fica distante da rodovia, o que facilita a passagem da rodovia Norte/Sul.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
Talvez o único problema seria mesmo o acesso a rodovia PA 279 que corta o centro da cidade. Em caso de um fluxo ainda maior de veículos, seria recomendável planejar um anel viário que seguisse pela lateral da cidade. Isto valorizaria as áreas de expansão e desafogaria o transito pelo centro. Tanto as linhas em vermelho como em azul são pontos extremos da cidade. Os pontos em azul estão bem próximo a montanhas que dificultariam a construção. O recomendável, mesmo sendo área de expansão, é que o anel viário siga pela região sul da cidade indicado nas linhas vermelhas como mostrado na foto.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
Abaixo a ligação entre Xinguara e o ultimo município da PA 279 com uma extensão aproximada de 251 km, passando por mais três cidades e servindo uma população de 218.142 pessoas.
RIO MARIA

A próxima cidade a 26 km de distância é Rio Maria com 17.722 habitantes (IBGE 2010).
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth

Aqui temos um pequeno problema de organização logística. A cidade cresceu próximo a um rio (Rio Maria) e nas duas laterais da PA 150 que ficou pequena e perigosa na região central da cidade, sendo a rodovia a principal avenida comercial da cidade. O projeto teria que ser discutido entre a sociedade e os especialistas em tráfego, porque seria necessário uma intervenção urbana retirando vários canteiros centrais e ainda inclusão de uma passarela para pedestres e uma sinalização bem organizada para a melhoria do fluxo.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
A solução plausível, porém talvez um pouco mais cara, seria o desvio da rodovia para a lateral leste da cidade, valorizando toda esta parte. Porém, seriam necessárias algumas desapropriações e indenização, que inicialmente não dá pra ser calculado pelo projeto. A ilustração abaixo mostra um esboço de como seria o novo traçado e intervenção urbana decorrente dele.

PAU D'ARCO

Vencido este desafio, a rodovia segue 59 km ao sul para o município de Pau D’arco (6.029 habitantes IBGE 2010).

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
A foto do municio mostra a PA 150 passando pela lateral oeste da cidade o que não interfere no traçado da rodovia e os espaçamentos são adequados para o projeto, não havendo necessidade de interferência urbana.

REDENÇÃO

De Pau D’arco a Redenção o percurso é de 27 km. Aqui temos um desafio logístico a ser superado.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
Redenção é um município de população estimada em 75.505 (IBGE 2010), localiza-se no encontro das rodovias PA 150 PA 287 e BR 158. Sendo que todas elas são partes integrantes do centro comercial do município, em especial a PA 287 que corta a região central e possui o nome de Avenida Araguaia.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps

A cidade possui várias áreas de expansão, implicando em uma medida mais cautelosa de engenharia para a passagem da rodovia.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
A solução recomendada seria uma intervenção urbana com o desvio da rota para uma região de menos movimento da cidade, para isso a PA 150 (BR do projeto) teria que passar por uma larga avenida que corta a cidade de norte a sul, desafogando em parte o já movimentado trecho. Os mais de 60 mil habitantes que já conhecem a cidade ou os viajantes que teriam destino apenas para Redenção, poderiam seguir pela rota atual em direção ao centro da cidade. Os demais passariam pelo novo trecho da rodovia. Ficando a rota definida como na figura abaixo.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
Esta medida implicaria na construção de 4 km de rodovias na porção norte da cidade, moldaria o seu plano diretor e criaria uma nova rota em direção ao centro. É uma intervenção grande, mas inteiramente necessária para a viabilidade do projeto. Em Redenção as rodovias estaduais praticamente desaparecem. Não existe rodovia estadual com uma rota bem definida no sentido norte sul, implicando assim na construção de uma nova rodovia ou na transposição de um trecho dentro da BR 158. A rodovia poderia então segui pela PA 287 até a cidade de Conceição do Araguaia, mas a sensação seria de um desvio de 91 km o que poderia tornar o projeto inviável, uma vez que a idéia é encurtar distâncias e facilitar acessos.
Em Redenção, a BR 158 tem acesso à cidade pela parte norte, para desviar de uma grande serra, a sensação seria de mudança brusca de direção, a rodovia que seguia seu sentido norte sul, passaria a ter por alguns quilômetros o sentido leste oeste.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps
 A foto abaixo mostra o que seria possivelmente a solução para o problema, o asfaltamento e adequações de uma estrada vicinal que parte de Redenção e vai até as proximidades do município de Santa Maria da Barreiras. O trecho de aproximadamente 40 km em linha reta possui o mesmo direcionamento norte-sul da PA 150 e traria desenvolvimento a uma área que já foi desmatada pelas grandes fazendas e que não implicaria em mais impactos ambientais do que os já existentes. A medida traria benefícios enormes de logística para os dois municípios e ainda desafogaria a combalida PA 287 que recebe todos os caminhões, ônibus e qualquer veículo vindo da parte sul do país em direção ao sul do Pará.

Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
 
A foto seguinte mostra em detalhes o trecho em vermelho a ser adaptado para a nova rodovia e a faixa em lilás mostra a percepção norte sul e o desvio que teria que ser dado caso a rodovia siga exatamente a rota inicial.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps

 A intervenção na cidade de Redenção seria pequena e os benefícios seriam enormes, pois, a cidade contaria com mais rodovia passando pelo seu interior e levando até a BR 158 pelo lado sul.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
A conexão entre Redenção e Santana do Araguaia é de 236 km, dando início a etapa de incorporação da rodovia Federal BR 158 que a partir de Redenção é a única ligação viável para o Estado do Mato Grosso.

SANTANA DO ARAGUAIA

Santana do Araguaia é um município com 56.132 habitantes (IBGE 2010) e fica na porção mais ao sul do Pará, na divisa com o Mato Grosso é o ultimo Município do Estado. A BR 158 é a única rodovia que corta o Município e contorna a cidade com curvas sinuosas, um novo traçado teria que ser discutido para a cidade continuar a ter os benefícios de uma BR, porém com uma rota mais apropriada para um fluxo mais seguro de direcionamento, as indicações em vermelho mostram o que supostamente teria que ser discutido para uma configuração de BR que atenda a magnitude da futura rodovia.
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Earth
A rodovia segue então para o Estado do Mato Grosso em um percurso de 94 km passando por vilarejos como a Vila Mandi, no Pará, até chegar à primeira cidade do norte do Mato Grosso, Vila Rica.  Para conhecer o trajeto da rodovia pelo Mato Grosso, favor acessar no blog a aba da página correspondente ao Estado
Fotografia adquirida através da ferramenta Google Maps