OIAPOQUE: O PONTO DE PARTIDA:
Oiapoque no Estado do Amapá é uma cidade do extremo norte do Brasil com 20.426 habitantes (IBGE 2010). É considerada uma das ultimas cidades do Brasil no seu ponto mais setentrional ficando atrás apenas de poucos pontos no Estado de Roraima. Situando-se no município roraimense de Uiramutã, o Monte Caburaí é disputado como ponto mais setentrional do Brasil juntamente com a nascente do rio Uailã.
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Mapa do Estado do Amapá, adquirido através da ferramenta Google Maps |
CALÇOENE
O Estado do Amapá possui 16 municípios uma área total de 142.827,897 km2 e uma população total de 668.689 habitantes (IBGE 2010). Partindo do Oiapoque pela BR 156 são cerca de 216 km até a cidade mais próxima, Calçoene com 8.964 habitantes (IBGE 2010).
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Mapa do Estado do Amapá, adquirido através da ferramenta Google Maps |
Por volta de 180 km partindo do norte para o sul a BR 156 encontra-se com a rodovia AP 260 e sobrepõe a AP 250 seguindo em sentido leste oeste para a cidade de Calçoene.
Uma imensa nuvem cobre toda a cidade, impedindo a visualização por satélite e uma análise mais segura do traçado da rodovia pela cidade. Suposições preliminares indicam que a BR 156 passa pela porção oeste da cidade a uma distância de aproximadamente 3 km e a única ligação seria através da AP 250. Nessas condições sugerimos um pequeno desvio de 3 km no traçado da BR 156 em direção a cidade para que ela passe a estar integrada a rota da rodovia Norte Sul.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
AMAPÁ
64 km separam as cidades de Calçoene e Amapá, repare que para ter acesso a cidade existe a necessidade de sair da BR 156 e seguir rumo à cidade de 8.005 habitantes.
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
No intuito de integrar o máximo de cidades possível o projeto da rodovia Norte/Sul se ligaria a cidade de Amapá através dos ramais de acesso e abandonaria um trecho de 25km da BR 156.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
Infelizmente também não dispomos de imagens de satélite via Google Earth da cidade de Amapá, também acreditamos na hipótese da rodovia cortar a porção oeste da cidade e fluir em sentido norte/sul. Somente uma visita in loco ou uma imagem de satélite mais apurada pode nos dar o direcionamento correto. Considerando a distancia atual pela BR 156 e a distância via ramais de acesso à cidade de Amapá, notamos que apenas 2,5 km serão acrescentados de percurso, algo pequeno, considerando que as cidades do Amapá são geralmente distantes umas das outras o que nesse caso, quanto mais cidades a rodovia abranger maior será a integração com serviços essenciais de estrada como postos de combustível, borracharias, hotéis e restaurantes.
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
PRACUÚBA
Pracuúba é a próxima cidade do percurso, ela possui 3.783 habitantes e fica a uma distância de 42 km de Amapá. Note que também não temos imagem mais detalhada dessa cidade, geralmente os pequenos municípios da Amazônia infelizmente não possuem boa leitura de satélite.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
TARTARUGALZINHO
Tartarugalzinho é uma cidade de 12.435 habitantes é a próxima da rota da rodovia Norte/Sul, situada a 28 km de Pracuúba.
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
Novamente nos deparamos com o problema de não possuir uma imagem de qualidade da cidade, o que nos impossibilita de fazer uma análise mais criteriosa da passagem da rodovia pelo local, as poucas imagens que temos são algumas fotos que também não ajudam muito na empreitada.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
FERREIRA GOMES
Pela BR 156 por um trecho de 88 km chegamos ao município de Ferreira Gomes às margens do Rio Araguari com 5.772 habitantes.
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
A cidade fica a uma distancia aproximada de 700 metros da passagem da rodovia que no local possui uma ponte com vão de 544 metros.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
PORTO GRANDE
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
Lamentavelmente não possuímos também uma imagem de qualidade da cidade, ficando apenas no âmbito das suposições até que seja efetuada uma visita in loco para verificar os acessos a cidade e assim definirmos qual a melhor rota sugerir para o projeto.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
Porto Grande fica a uma distância de aproximadamente 104 km da entrada oeste da cidade de Macapá, capital do Amapá. Esta será única capital brasileira que receberá a Rodovia Norte/Sul uma vez que o projeto visa contemplar cidades menores no intuito de conceber uma maior integração nacional.
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
MACAPÁ
Macapá possui 397.913 habitantes o município é cortado pelas rodovias BR 156/210, AP 070, AP 030 e AP 110. A cidade também é servida a leste pela margem esquerda do Rio Amazonas.
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
Em Macapá a BR 156 passa a uma distância média de 7 km do centro da cidade permitindo uma fluência de tráfego segura e livre de obstáculos urbanos, sem perder a conexão com a cidade.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
SANTANA
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
Nessa localidade encontra-se o Rio Matapi onde existe a necessidade de construção de uma ponte para melhor trafegabilidade pela BR Norte/Sul. A ponte do Matapi terá extensão de aproximadamente 600 metros e está orçada em R$ 54 milhões. O empreendimento será construído no modelo ponte estaiada, suspensa por cabos e constituída de um ou mais mastros. Os serviços de construção do mega empreendimento devem iniciar nos primeiros meses de 2011.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
MAZAGÃO
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
Mazagão é uma cidade de 17.030 habitantes e a BR 156 passa por todo o centro da cidade em uma rota não muito recomendada em caso de um fluxo maior de veículos e pessoas. Nesse caso um estudo sobre a melhor rota de passagem da rodovia seria recomendável, acreditamos inicialmente que o seu desvio para a orla leste beira rio poderia fluir o efeito desejado, porém, somente as autoridades técnicas/políticas locais possuem maior conhecimento de suas necessidades.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
LARANJAL DO JARI
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
Laranjal do Jarí é uma cidade com 39.805 habitantes ligada ao norte pela BR 156 e ao sul pelo Rio Jarí. Aqui infelizmente o satélite não mostrou com detalhes a cidade, mas possivelmente a BR 156 passa pela região central, o que implicaria em reforço de sinalização ou um estudo de plano diretor que possibilite a passagem da rodovia por uma das laterais da cidade.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
Aqui o satélite nos possibilita ver a porção sul da cidade e a sua orla com o Rio Jarí, do outro lado já estamos no Estado do Pará. Apesar dos altos custos, a necessidade de construção de uma ponte sobre o Rio Jarí é algo evidente, isso possibilitaria a ligação de dois importantes Estados da região norte integrando suas cidades via rodovia e não dependendo tanto do transporte fluvial.
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Imagem da cidade adquirida através da ferramenta Google Earth |
Utilizando-se da ferramenta Google Earth percebemos que o trecho do rio é de menos de 250 metros e resolveria um problema logístico evidente. Do outro lado do Rio Jarí, já no Estado do Pará, encontramos a cidade de Monte Dourado, integrante do Município de Almeirim, esta cidade foi criada à partir de um grande projeto da indústria de celulose (Projeto Jarí) e é um importante centro de produção brasileiro da matéria prima. Um conjunto de estradas vicinais e até uma ferrovia levam até o pólo da indústria de celulose.
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Distâncias adquiridas através da ferramenta Google Maps |
Vencida esta etapa, entramos definitivamente no Estado do Pará, onde vocês poderão conferir todo o processo na página seguinte.